Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais da PUC-Rio

Tipos de Convênios

Login para aluno ou empresa  

Convênio A

A CCESP é responsável pela elaboração do Termo de Compromisso de Estágio, pelo Termo Aditivo e pela inclusão do aluno a ser contratado no seguro contra acidentes pessoais (obrigatório, de acordo com a Lei nº 11.788/2008).

Mais detalhes abaixo:

  • A empresa com Convênio A tem acesso ao Banco de Currículos dos alunos da PUC-Rio cadastrados no site da CCESP.
  • Para essas empresas, além da formulação, o acompanhamento das condições do termo de compromisso durante sua vigência será feito pela própria PUC-Rio, via CCESP.

Pelos serviços acima a empresa com convênio tipo A paga à PUC-Rio o valor de R$300,00 por Termo de Compromisso de Estágio, cuja vigência é de 6 meses, e R$200,00 por Termo Aditivo, com igual tempo de duração.

Caso haja estagiário selecionado, remeta-nos o Formulário do Convênio A de Encaminhamento para Elaboração do Termo de Compromisso de Estágio e/ou Termo Aditivo devidamente preenchido e nos entregue junto com a documentação para convênio.

Convênio B

A Empresa que optar pelo Convênio B ficará responsável pelo preenchimento do Modelo de Contrato de estágio para o Convênio B, pelo Temo Aditivo de estágio para o Convênio B, além da inclusão do aluno a ser contratado no seguro contra acidentes pessoais (obrigatório, de acordo com a Lei nº 11.788/2008).

  • As empresas com convênio B não têm acesso ao Banco de Currículos dos alunos da PUC-Rio.
  • A empresa, com convênio B pode contratar um serviço pago de pré-seleção de candidatos, a ser feito pela CCESP, gerando uma lista de até 30 alunos com o perfil procurado.

Para ambos os convênios, a Universidade passará a supervisionar as condições de estágio dos alunos a partir de avaliações periódicas feitas pelos próprios. A partir dessa avaliação, pretende-se criar um ranking semestral das melhores empresas para estágio/trabalho. A empresa receberá, periodicamente, um relatório de avaliação do seu programa de estágio/trainee, assim como o ranking “As melhores empresas para estágio/trabalho“, feitos pelos próprios alunos. Está projeto está em andamento.

Orientação Complementar

Tendo sido feita a opção por um dos convênios, a empresa deverá preencher os campos pertinentes; imprimir em duas vias, em papel timbrado; datar; rubricar todas as páginas; assinar, tanto responsável legal, como testemunha da empresa e, posteriormente, encaminhá-lo à CCESP, via Correios ou portador para as devidas providências, anexando cópia do seu comprovante de inscrição e de situação cadastral, retirado no site da Receita Federal.

Caso haja estagiário selecionado é imprescindível que anexe o respectivo documento do convênio escolhido.