login para vagas online: Alunos ou Empresas

Nota da Reitoria: prorrogação do recesso das atividades presenciais 24/03/2020 - A PUC-Rio prorroga o prazo de recesso de suas atividades presenciais acadêmicas e administrativas, (...) pelo período que for necessário tendo em vista as decisões das autoridades governamentais.

Reforçamos que tais medidas incluem necessariamente os estagiários em atuação fora da PUC-Rio, os quais devem ter todas as suas atividades transformadas em serviços online, de modo a garantir o bem-estar e a segurança de todos, conforme as recomendações das autoridades nacionais e internacionais.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, por favor usem o email: ccesp@puc-rio.br ou o telefone (21) 98144-1693 (de 9h às 17h).

Contribuições do Estágio
As contribuições do estágio são muito valiosas e abrangentes.

Qual o real significado do estágio? O que ganhamos com esta experiência? Quais as contribuições significativas para nossa formação profissional e pessoal?

Quando estamos em um estágio a intenção é, com toda razão, iniciar a caminhada rumo à construção de nossa carreira. É legítimo, são as primeiras experiências profissionais e o lugar certo para colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. É o período em que temos alguns ganhos bem expressivos como, aprendizado, conhecimento, vivência, organização, autonomia, desenvolvimento de habilidades, visibilidade, networking e responsabilidade.

E, também, o estágio pode e deve contribuir de forma positiva e significativa para nossa vida profissional. Alguns pontos que contam para nossa formação: pensamento rápido, liderança, comprometimento, convivência, análise crítica, aperfeiçoamento, entendimento, trabalho em equipe, gestão, contato com a realidade, capacidade analítica e tomada de decisão.

Algo importante de salientar e que muitas vezes nós não levamos em consideração é o significado do estágio além do estágio, o que vai transcender o óbvio. E o que seria? Acontece quando levamos em conta as contribuições para o nosso crescimento pessoal, que é fundamental e imprescindível para que tenhamos sucesso em nossa carreira. Em algumas situações a contribuição profissional é até menor do que a contribuição pessoal. Exemplo: entrar em um estágio que não é bem aquele específico da área e, mesmo assim, ter a oportunidade de desenvolver nossa capacidade de falar em público. E esta é só uma das várias situações que podem acontecer. Temos outros exemplos de reforços positivos: convivência, desafio, foco, confiança, segurança, resiliência, ética, honestidade, maturidade, humildade, disciplina, discernimento, relacionamento interpessoal.

Talvez não seja nossa prioridade no momento inicial mas pensar desta forma vai abrir um leque de oportunidades. O que levamos desta experiência é demasiadamente rico para a nossa vida pessoal e profissional.


Cláudia Oliveira | Orientação Profissional

Cláudia Oliveira é Psicóloga e Orientadora Profissional do Espaço Carreiras - Central de Estágios da PUC-Rio.

E-mail: claudiaoliveira@puc-rio.br | Tel: (21) 3527-1335

Central de Estágios da PUC-Rio