Inteligência Emocional
Série: inteligência emocional

É fato, já mencionado por vários gerentes de Recursos Humanos, que a maioria das contratações são feitas por análise das competências dos candidatos e que muitas demissões acontecem por problemas de relacionamento interpessoal.

Segundo Daniel Goleman, psicólogo e PhD da Universidade de Harvard, Inteligência Emocional é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”.

A Inteligência Emocional pode ser considerada de fundamental importância em grande parte de nossas ações cotidianas, pessoal e profissional. Saber controlar as emoções, - lidar com nossa raiva, medo, insegurança, frustração, ansiedade - é necessário para que tenhamos sucesso em nossa vida.

O equilíbrio emocional vai nos proporcionar muitos benefícios no ambiente de trabalho, como, confiança, autocontrole, cooperação, prudência, melhora na comunicação, sabedoria nas tomadas de decisão, assertividade, tranquilidade e discernimento.

A Inteligência Emocional determina nosso potencial para aprender os fundamentos do autodomínio e afins, nossa competência emocional mostra o quanto desse potencial dominamos de maneira que este se traduza em capacidades profissionais.

Cláudia Oliveira | Orientação Profissional

Cláudia Oliveira é Psicóloga e Orientadora Profissional do Espaço Carreiras - Central de Estágios da PUC-Rio.

E-mail: claudiaoliveira@puc-rio.br | Tel: (21) 3527-1335