O que é Inteligência
Série: inteligência emocional

O nosso objetivo com esta nova série de artigos é conversar sobre Inteligência Emocional. Vamos começar com uma breve explicação do que é Inteligência. Penso que assim vai ficar mais tranquilo seguir o nosso caminho no mundo das inteligências.

O filósofo Francesc Torralba Rosselló conceitua inteligência da seguinte forma: “Em um sentido puramente etimológico, a palavra inteligência denota a capacidade de discernir, de separar, de peneirar entre as diferentes alternativas e ser capaz de tomar a decisão mais oportuna. Uma pessoa inteligente é, de fato, uma pessoa que sabe separar o essencial do acidental, o valioso do que carece de valor, aquilo de que necessita para desenvolver uma determinada atividade daquilo que é irrelevante para a mesma. A inteligência, em um sentido puramente etimológico, refere-se a esta capacidade de discernimento”.

A inteligência abre caminho para uma maior compreensão da totalidade capacitando o ser humano a transcender o óbvio e superar os limites. Ela transforma o nosso comportamento à medida que nos habilita ao discernimento e ao entendimento da realidade, proporcionando respostas adequadas ao contexto.

“A inteligência é essa potência que permite conhecer a realidade em distintos graus e níveis de profundidade. Desde o primeiro contato dos sentidos até a compreensão da estrutura mais íntima da realidade, abre-se um grande espaço que exige um exercício gradual. Uma pessoa inteligente tem poder para dirigir sua vida e capacidade para evitar que outros a determinem com vistas a fins diversos. Sabe adaptar-se às circunstâncias, detecta os elementos valiosos que existem nelas e é capaz de identificar os elementos negativos. A inteligência cumpre, portanto, uma função adaptativa: permite viver e sobreviver”.

A inteligência é, antes de tudo, a capacidade que ela tem de criar-se a si mesma

Em que isso, a inteligência, afeta sua empregabilidade ou capacidade de realização profissional? Ela é suficiente? No próximo artigo veremos outro conceito bastante difundido e valorizado: A Inteligência Emocional.

Cláudia Oliveira | Orientação Profissional

Cláudia Oliveira é Psicóloga e Orientadora Profissional do Espaço Carreiras - Central de Estágios da PUC-Rio.

E-mail: claudiaoliveira@puc-rio.br | Tel: (21) 3527-1335