login para vagas online: Alunos ou Empresas

Nota da Reitoria: prorrogação do recesso das atividades presenciais 24/03/2020 - A PUC-Rio prorroga o prazo de recesso de suas atividades presenciais acadêmicas e administrativas, (...) pelo período que for necessário tendo em vista as decisões das autoridades governamentais.

Reforçamos que tais medidas incluem necessariamente os estagiários em atuação fora da PUC-Rio, os quais devem ter todas as suas atividades transformadas em serviços online, de modo a garantir o bem-estar e a segurança de todos, conforme as recomendações das autoridades nacionais e internacionais.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, por favor usem o email: ccesp@puc-rio.br ou o telefone (21) 98144-1693 (de 9h às 17h).

Resiliência

A vida é, quase sempre, bem planejada por todos nós. A impressão que temos é que tudo está esquematizado e sob controle. O planejamento e a organização são muito importantes para que consigamos realizar nossos cronogramas de vida, pessoal e profissional. Tudo tende a ficar mais muito tranquilo.

Será que estamos preparados para os imprevistos? E quando eles acontecem, qual nossa reação? E depois, como lidamos com estas situações? Qual o sentimento que permanece? O quanto isto nos torna estranhos para nós mesmos? Perguntas interessantes que merecem reflexão.

É certo que as experiências que temos na vida podem nos favorecer em crescimento e maturidade. É necessário que estejamos abertos às novidades. Quando enfrentamos as ‘tsunamis’ da vida e saímos delas de cabeça erguida, estamos nos reinventando enquanto pessoas.

Caso estivermos vivendo alguma dessas situações, como fazer para que isto não reflita em nossa vida profissional? E quando as situações adversas acontecem no ambiente de trabalho? Um processo seletivo que não deu certo, um estágio frustrante, um ambiente de trabalho caótico, pessoas tóxicas... Mas não deve ser tão importante quando estamos no começo e atuando como estagiário, não é mesmo? Pelo contrário, é fundamental que desde cedo possamos começar a conhecer, entender e controlar nossas emoções. É fundamental sabermos o momento de falar, de calar, de agir, de respirar fundo, de não deixar ser atingido por palavras e provocações.

A vida é aprendizado, crescimento e amadurecimento. As experiências que vivemos nos tornam mais fortes e capacitados para encararmos os desafios. E, assim, vamos avançando na vida pessoal e profissional de forma mais harmoniosa. O período de estágio é uma ótima oportunidade para colocar em prática este estilo de vida.

O mercado de trabalho nos apresenta várias portas. Nós temos a chave. Que tal?


Cláudia Oliveira | Orientação Profissional

Cláudia Oliveira é Psicóloga e Orientadora Profissional do Espaço Carreiras - Central de Estágios da PUC-Rio.

E-mail: claudiaoliveira@puc-rio.br | Tel: (21) 3527-1335

Central de Estágios da PUC-Rio