Sustentabilidade: um compromisso de todos

O ano de 2012 foi marcado por uma agenda rica no que se refere ao meio ambiente, em especial no Rio de Janeiro. A realização do encontro internacional RIO+20 estimulou inúmeros eventos relacionados à temátca do meio ambiente na cidade, contribuindo para uma ampla reflexão sobre os desafios da humanidade frente à manutenção da natureza e o bem estar dos seres que habitam neste planeta.

A PUC-Rio fez parte desta programação. Realizou a Semana do Meio Ambiente, conjunto de debates e palestras organizado por professores e alunos da Universidade sobre problemas relativos ao tema. Em junho, hospedou em seu campus o Fórum Internacional da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, além do Ideias Justas, quando foram realizados debates científicos relativos aos problemas ambientais do planeta, posteriormente submetidos aos chefes de estado que aqui estiveram. Estes eventos fizeram parte oficial da agenda do RIO+20, organizados pelo International Council for Science (ICSU) e International Institute for Enviroment and Development (IIED), respectivamente. Enfim, no período de 7 a 10 de agosto foi realizada a XV edição da Mostra PUC, maior feira universitária do país com foco em oportunidades de estágio e emprego para jovens.

Sua temática foi “Sustentabilidade: um compromisso de todos”. O evento buscou reforçar o compromisso da Universidade em promover a reflexão sobre este grande desafio, que é responsabilidade de todos. Tendo como base a Agenda Ambiental da PUC-Rio, a Comissão Organizadora da Mostra PUC buscou em sua organização propor ações e oferecer orientações em prol da sustentabilidade a todos os participantes do evento: departamentos e unidades, funcionários e alunos colaboradores, expositores e público visitante em geral. Temática.