A história do Rio passa por aqui

Em 2015 a cidade do Rio de Janeiro comemora 450 anos. A PUC-Rio completa 75 anos de história e a Mostra PUC-Rio realiza sua 18ª edição. Neste período milhares de professores e alunos passaram pelas salas de aula e laboratórios dos diferentes campi da Universidade. Milhares de pesquisas foram realizadas, muitas delas resultando em análises, contribuições e soluções inovadoras que ajudaram a transformar nossa cidade, e nosso Estado, em um lugar melhor para se viver, morar, conhecer, trabalhar.

Alunos e professores, de todos os estados do Brasil e de muitos países, escolheram a PUC-Rio como sua casa, provisória ou não, para construirem neste longo período um rico acervo de trabalhos, relacionamentos e novos conhecimentos. A Universidade ficou mais colorida pela acolhida das mais diferentes nacionalidades e, assim, mais heterogênea e internacional. Manteve sua característica de aceitar as diferenças, se ajustar aos tempos, sem deixar de lado seus princípios e valores fundamentais: a busca pela excelência com base nos valores cristãos.

Esta história também é construída com o envolvimento das empresas, públicas e privadas, os órgãos públicos e as organizações do terceiro setor, instituições com as quais a PUC-Rio vem desenvolvendo parcerias das mais diversas, tanto no campo da pesquisa, como do ensino e da extensão. Instituições essas que oferecem oportunidades de trabalho e proporcionam experiências aos nossos alunos, formandos e formados, em todas as áreas de conhecimento contempladas pela Universidade: ciências sociais, humanas, teológicas, tecnológicas, biológicas e da saúde.

Em outras tantas situações, essas mesmas instituições realizam trabalhos que em parte são desenvolvidos aqui, fruto de acordos de colaboração em estudos e pesquisas. Muitas dessas instituições, inclusive, criadas ou geridas por nossos alunos, ex-alunos e professores. Essas são evidências de um processo de formação sólido, rico e confiável, comprometido com valores éticos e voltados para o desenvolvimento sustentável da sociedade na qual vivemos.

Assim sendo, a PUC-Rio, com o apoio de seus muitos colaboradores - alunos, pesquisadores, professores, funcionários e parceiros - vem ajudando a construir a história de nossa cidade. Pois nesta XVIII Mostra PUC, temos a oportunidade para mostrar ao mundo que a história do Rio passa por aqui.