Portal CCESP (alunos/contratantes): Entrar

Relações Interpessoais
Série: No ambiente de trabalho

O profissional ético é uma pessoa que tem bem desenvolvidas suas competências, suas técnicas e seus conhecimentos aliados à sua responsabilidade social. Os seus valores alinhados com suas atitudes, a coerência de seu discurso e sua prática. A vida em comunidade é sempre um exercício de solidariedade, humanidade, cuidado, respeito e preocupação com todos os seres humanos e com nossa casa comum.

Como estamos vivendo nossas relações humanas em nosso ambiente profissional? Qual a nossa contribuição efetiva para que tenhamos um espaço saudável de convivência que emane energias positivas? Refletir e tentar responder a estas questões pode significar um grande avanço para alcançar a desejada harmonia em nosso local de trabalho e a manutenção da empregabilidade.

É fato, já mencionado por vários gerentes de Recursos Humanos, que as contratações são feitas por análise das competências dos candidatos e que muitas demissões acontecem por problemas de relacionamento interpessoal. O contexto profissional nos cobra, além das habilidades específicas, equilíbrio e controle emocional. É de fundamental importância estarmos capacitado a conhecermos e controlarmos melhor as emoções para alcançarmos objetivos, seja no âmbito pessoal ou no profissional.

Alguns pontos a serem considerados na construção e no desenvolvimento de um espaço saudável de convivência: evitar discussões com colegas de trabalho, ficar longe de fofocas, uso de críticas somente se forem construtivas, procurar se colocar no lugar do outro, ser solidário, partilhar ideias, saber ouvir, saber se expressar, encher o ambiente com alegria e descontração, ajudar os colegas, não julgar antes de conhecer todos os fatos.

O respeito tem de estar presente em todos os momentos. Se as amizades surgirem, ótimo. Se a falta de afinidade for inevitável, que a relação seja profissional e madura. Quando procuramos viver assim, tudo fica bem mais fácil e tranquilo. Todos saem lucrando: as pessoas e a empresa. E você, estagiário, tem maior probabilidade de crescer na empresa.

É nossa responsabilidade individual também fazer o que estiver ao nosso alcance, para sermos o instrumento da mudança, da transformação e da manutenção de tudo que é benéfico para os ambientes onde atuamos. Pense nisso.


Cláudia Oliveira | Orientação Profissional

Cláudia Oliveira é Psicóloga e Orientadora Profissional do Espaço Carreiras - Central de Estágios da PUC-Rio.

Para se comunicar com Cláudia Oliveira, por favor clique aqui para criar um atendimento PUC.

Tel: (21) 3527-1335

Central de Estágios da PUC-Rio

Esse site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.